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Ceti Maria Antonieta alcança gestão de excelência em indicadores do FNDE

Publicada em 21/07/20 as 15:29h por Ascom - 18 visualizações


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 (Foto: VALENÇA DO PIAUI)

As escolas da rede pública de ensino alcançaram a marca “muito alto”, isto é, de 9 pontos ou mais, no Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do Programa Dinheiro Direto na Escola Básico (PDDE). As notas divulgadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nessa quinta-feira (16), reconhecem a excelência no trabalho desenvolvido pelas escolas na gestão de recursos no ano de 2019.

O centro estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa e Dr. Fontes Ibiapina, localizados em Teresina; Mário Martins, em Picos; Maria Antonieta, no município de Valença do Piauí, foram as escolas que obtiveram o índice muito alto no IdeGES-PDDE.

O instrumento mensura o desempenho da gestão descentralizada do PDDE em todo o território nacional, com o objetivo de viabilizar iniciativas de monitoramento e avaliação, orientar a ação governamental para melhoria do desempenho do programa, favorecer o exercício do controle social e reconhecer iniciativas exitosas de gestão.

Para Elisângela Melo, diretora do Ceti Maria Antonieta, a sensação ao receber a informação é de dever cumprido e impulsionará a melhorar o trabalho da escola. “Fiquei muito orgulhosa, pois o esforço é grande para se alcançar uma gestão de sucesso e com o reconhecimento, principalmente quando esse vem por meio da nossa comunidade é ainda mais gratificante, por que esta acha justo e necessário e está sempre cobrando pelo nosso melhor, então aí está o resultado. Sabemos que este é apenas um degrau conquistado, queremos muito mais pela nossa escola e pela educação que ofertamos, mas a satisfação deste reconhecimento me deixou sem palavras”, disse a gestora.

Prestação de contas das escolas

Em 2017, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) investiu na implantação do cargo de coordenador financeiro nas escolas da rede pública estadual com a contratação de técnicos em Contabilidade nível médio e com formação superior em Administração, Contabilidade e Economia.

À frente da Gerência de Prestação de Conta, Samara Carvalho Sampaio ressaltou como o trabalho dos técnicos financeiros têm contribuído para a correta execução dos recursos inerentes à cada programa.

“Os técnicos receberam formações sobre as legislações pertinentes às prestações de contas dos Conselhos Escolares, programas como o PDDE e suas ações agregadas, bem como formaram grupos de trabalho para discutir e aprimorar as técnicas que viabilizassem as prestações de contas. Eles têm feito um trabalho com zelo, primando pela correta prestação de contas dos Conselhos Escolares para que os mesmos cumpram os prazos e, com isso, fiquem adimplentes, que é a condição para o recebimento de novos recursos”, afirmou Samara Carvalho.




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